quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Programa de segurança comunitária poderá ter prioridade

Programa de segurança comunitária poderá ter prioridade

Arquivo/ Gustavo Lima
Manoel Junior
Manoel Júnior inspirou-se no projeto que treina porteiros para procederem de forma preventiva.
Projetos de prevenção à criminalidade que articulem as comunidades com os órgãos de segurança pública poderão ter prioridade de atendimento com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (criado pela Lei 10.201/01). É o que determina o Projeto de Lei 2834/11, do deputado Manoel Júnior (PMDB-PB).
O autor explica ter sido inspirado por um projeto conhecido como “Condomínio Cidadão”, em que os porteiros são treinados pelos estados ou municípios. O treinamento especial, de acordo com o parlamentar, os capacita a saberem como proceder de forma preventiva e a conhecerem as limitações das forças de segurança pública. “Nosso projeto é um pouco mais amplo, pois determina que sejam priorizados, pelos gestores do Fundo Nacional de Segurança Pública, os projetos de prevenção à criminalidade que mantenham as características essenciais do “Condomínio Cidadão” que são: seu caráter preventivo; a articulação da comunidade; e a ligação com os órgãos de segurança pública”, afirma.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será examinada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Oscar Telles
Edição – Regina Céli Assumpção

Reprodução autorizada  Agência Câmara de Notícias        

Nenhum comentário:

Postar um comentário